quarta-feira, 20 de junho de 2012

Avaliando atividade

 

Durante a atividade percebemos um grande envolvimento da maioria dos alunos, que compreenderam rapidamente como seria desenvolvida graças à clareza com que foi explicada.

Uma das dificuldades foi o pequeno número de máquinas, uma para cada cinco alunos, que se revezaram no uso do mouse e do teclado, embora alguns mais tímidos se recusassem a operar o equipamento. Percebemos uma colaboração, tanto na realização da atividade em si, como no uso específico do equipamento.

Outro fator importante foi a colaboração entre os grupos, sempre trocando ideias e descobertas.

Nesse dia os equipamentos e programas funcionaram relativamente bem, exceto a conexão com a internet que, como sempre, estava muito lenta.

A princípio, quando a professora anunciou que iriam trabalhar no laboratório de informática os alunos se animaram bastante e começaram a perguntar se poderiam acessar as redes sociais (MSN, Orkut, etc), entretanto ao chegar à sala não houve grandes problemas em mantê-los interessados na proposta do trabalho.

A webquest analisada tem como principal objetivo conhecer os principais tipos de poluição ambiental, buscando soluções para reduzir o problema.

Embora planejada para o ensino médio, pode ser utilizada em qualquer série/ano que esteja alfabetizado, uma vez que é necessário ler e compreender informações.

Pode ser utilizada na área de Biologia/Ciências, para a qual foi planejada, embora os professores de Geografia e Química também se beneficiem com a atividade.

Ao trabalhar com webquests, o professor pode usar atividades disponíveis na net ou criar sua própria atividade. Nesse caso ele necessita de um mínimo de conhecimento na criação e publicação de páginas na web, criação de hipertextos, busca de imagens, etc.

Computadores conectados são importantes, mas não obrigatórios, uma vez que o aluno pode fazer a atividade em casa ou em lan houses. O uso de outros equipamentos/recursos vai depender do produto solicitado como resultado da pesquisa, que pode ser desde um cartaz até um vídeo, exposição fotográfica, peça teatral, etc.

A webquest pode fazer parte de um projeto interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário